terça-feira, 5 de agosto de 2014

Cópias, falsificações: o dilema do mercado atual

Informações traduzidas/adaptadas desta postagem original.

Muito está se falando aqui no Brasil e fora, sobre as blythes e suas imitações. Há quem defenda a compra delas e há quem condene. Uma coisa é certa, a entrada forte dessas falsificações no mercado, mudou muita coisa no hobby. Está difícil identificar o que é o quê.
Encontrei essa postagem acima que explica a diferença das cópias para o caso das bonecas Monster High, mas podemos adaptar para entender as cópias de blythe.

Do começo
Blythe é uma marca registrada da Hasbro, empresa americana de brinquedos, da qual 2 outras empresas possuem a licença de reprodução: CWC/Takara, no Japão e Ashton Drake Galleries, nos Estados Unidos. Cada empresa, possui os seus modelos de blythe e elas são diferentes entre si.
A Hasbro também produz as petites blythe, dos sets Littlest Petshop.
Antigamente, os direitos de reprodução eram da Kenner (EUA) e da Tomy Corp Brinquedos (Japão).
Dito isto: blythe é a boneca fabricada pelas empresas acima citadas.

Falando de cópias
A postagem sobre as boneca Monster High traz termos para designar os variados tipos de cópias que o mercado atual apresenta. Utilizaremos essa nomenclatura como base.

Bootleg (Cópia ilegal)
Uma cópia ilegal que tenta se passar por original, inclusive sendo vendidas sob o nome Blythe, na caixa com todos os acessórios. Alguns colecionadores mais experientes conseguiram identificar as diferenças para alertar os demais. Mesmo as TBL vendidas nuas, podem ser consideradas Bootleg pois são vendidas como blythes e muitos colecionadores compram sem saber a diferença.

Fake x Neo Blythe Takara Last Kiss

Knockoff (Imitação)
São bonecas que se assemelham, em conceito e aparência, à uma Blythe, porém de qualidade inferior. Se utilizam da linguagem gráfica da caixa/logo para remeter a boneca original. Apesar das diferenças no faceplate, a cabeça grande e o mecanismo dos olhos segue a mesma ideia.

Blybe - Blyh - Basaak

Copycat (Plágio)

Outra cópia que se parece bastante com o produto original, em conceito e ideia, porém traz algo a mais ou diferenciado. Se utiliza da "moda" da boneca, aproveitando a onda para vender.


 
Icy Doll

Por que falar sobre isso? Porque muita gente compra gato por lebre. Sem saber que TBL não é original, como a Katia. Existem inúmeras pessoas, todos os dias, procurando saber onde comprar sua primeira blythe e pedindo se é seguro comprar no AliExpress, Alibaba ou TaoBao. Lá, a imensa maioria das bonecas vendidas não são blythes e sim cópias. Precisamos estar atentos aos produtos que consumimos e as informações que repassamos para as pessoas, no intuito de ajuda-las.

Existe melhor/pior, certo ou errado? Não é uma questão de julgamento e sim de esclarecimento, informação.

Espero que este post ajude :)
Beijo,
Mari

2 comentários:

Mari Assmann disse...

Assunto mega delicado!

Comprar itens falsificados/roubados/copiados sou totalmente contra - não importa qual! Acho feio e errado.
Se não tenho condições financeiras de comprar um original, prefiro ficar sem.

Acho lindo poder valorizar o trabalho de um artista e de uma empresa. Ter orgulho de ter um item X ou Y.
E com as blythes não é diferente... Quase me rendi a uma TBL, mas ela não durou nem um mês na minha coleção (peso na consciência é o que há).

E está sendo triste demais ver pessoas querendo comprar um blythe e serem enganadas com uma TBL.

O negócio é falarmos muito sobre e deixarmos o maior números de pessoas possíveis cientes de todos os tipos de dolls que temos no mercado e claro, valorizar cada vez mais as blythes queridas do nosso coração! <3

Elizângela Penha disse...

Olá, estou em transação com ua loja no Aliexpress, na discrição do produto diz:
Marca:Takarablythe. Isso me garante que a boneca é original? Grata Elizângela

Postar um comentário

 

Blog Template by YummyLolly.com